jogos de matemática

16/07/2011 02:02

 

 

 

 

 

 

“BATALHA NAVAL”

 

 

 

8 x 9

 

 

 

9 x 7

 

 

 

9 x 5

 

          

 

 

 

 

 

 


 

 

 

9 x 9

 

 

 

9 x 6

 

 

 

 

9 x 4

 

 

 

9 x 10

 

 

 

9 x 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

·        63

·        81

·        54

·        90

 

  • 72
  • 45
  • 27
  • 36
 

 


 

 

REGRAS

 

  • Deve ser realizado por 2 jogadores;
  • Para iniciar o jogo, cada jogador escolhe uma cor;
  • O objetivo de cada jogador é destruir os navios do adversário. Para isso, é necessário resolver, corretamente, todas as expressões da cor do adversário, pois esses navios serão destruídos se, ao resolver as expressões, o jogador encontrar as soluções que estão escritas nos navios.
  • Vence o jogo quem conseguir primeiro destruir os navios do adversário

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

72

63

45

 

 

 

 

 


 

 

 

54

 

36

90

 

81

27

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

REGRAS

 

  • O jogador deve tentar formar a palavra que corresponde à dica dada;
  • A cada letra errada, deve-se colocar na forca uma parte do corpo humano;
  • O número de tentativas corresponde ao número de partes do corpo: cabeça, pernas, braços, tronco, pescoço.

FORCA MATEMÁTICA

DICA:

Nome dado a todo número natural que tem apenas dois divisores, um e ele mesmo.

 

 

 

A

 

 

B

 

C

 

D

 

E

 

F

 

G

 

H

 

I

 

J

 

 

L

 

M

 

N

 

O

 

P

 

Q

 

R

 

S

 

T

 

 

U

 

V

 

X

 

Z

 

K

 

W

 

Y

 

DICAS DA FORCA

Nome dado ao polígono que possui 5 lados.

É o m.d.c. de 8 e 12.

Nome dado ao resultado de uma divisão.

 

 

 

 

Nome dado ao polígono que possui 8 lados.

Nome dado ao polígono que possui 9 lados.

É o m.m.c. de 15 e 30.

 

 

 

 

 

É o quociente de 45 e 5.

Nome dado ao resultado de uma multiplicação.

Nome dado ao polígono que possui 5 lados.

 

 

 

 

É o produto de 7 e 2.

É a unidade padrão das medidas de comprimento.

Nome dado a um poliedro com oito faces.

 

 

 

 

 

 

Nome dado a todo número inteiro que é múltiplo de dois.

 

Nome dado a uma figura em três dimensões, ou seja, tridimensional.

É o m.d.c. de 13 e 17.

 

 

 

 

 

É a unidade de medida do ângulo.

Representa a parte de um todo.

Nome dado ao resultado de uma subtração.

 

 

 

 

 


 

 

FORCA MATEMÁTICA

DICA:

É o triplo de 10!

 


A

 

 

B

 

C

 

D

 

E

 

F

 

G

 

H

 

I

 

J

 

 

L

 

M

 

N

 

O

 

P

 

Q

 

R

 

S

 

T

 

 

U

 

V

 

X

 

Z

 

K

 

W

 

Y

 

 

FORCA MATEMÁTICA

DICA:

Metade de doze!

 

 

 

A

 

 

B

 

C

 

D

 

E

 

F

 

G

 

H

 

I

 

J

 

 

L

 

M

 

N

 

O

 

P

 

Q

 

R

 

S

 

T

 

 

U

 

V

 

X

 

Z

 

K

 

W

 

Y

 

FORCA MATEMÁTICA

DICA:

Nome do menor polígono que existe.

 

 

 

A

 

 

B

 

C

 

D

 

E

 

F

 

G

 

H

 

I

 

J

 

 

L

 

M

 

N

 

O

 

P

 

Q

 

R

 

S

 

T

 

 

U

 

V

 

X

 

Z

 

K

 

W

 

Y

 

“ROLETA DECIMAL”

 

 

Como se lê o número?

0,25

01

É verdadeiro

afirmar que 1/100

é igual a 0,01?

13

Quanto vale?

 

0,25 + 0,25 + 0,25 + 0,25

08

Represente o

Número decimal 0,25 em fração.

15

O que é maior:

 

0,125 ou 0,25?

02

Um número

Decimal é um

número natural?

 

Represente 39 %

na forma de fração.

Como fica

67% em número decimal?

12

06

10

18

16

Todo número

Decimal pode ser escrito na forma de fração?

04

CONTROLE DE PONTOS

“Roleta Pitagórica”

 

REGRAS

 

  • Deve-se estabelecer um tempo de jogo;
  • Girar a roleta. Cada número corresponde a um cartão.
  • O jogador deve responder à pergunta do cartão correspondente ao número indicado pela seta da roleta;
  •  Se acertar, o jogador deve marcar no cartão-controle;
  • Ganha quem somar a maior quantidade de pontos.

Represente trinta

e cinco porcento em número decimal.

03

O que é maior?

 

1 ou o dobro de 0,5

14

Subtraindo

0,25 de 0,75,

quanto fica?

17

Um número

Natural dividido

por 100 é um número decimal?

09

Calcule:

 

0,25 + 0,75

07

05

11

12

Como se lê o

número 0,258?

A metade de 1

pode ser

representada por 0,5?

Represente 0,5 na

forma de fração.

 

 

 

 

 


 

Qual é o numero

menor?

0,45 ou 0,238

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Represente 0,5 na

forma de fração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Marque com um X os cartões que acertou.

 

 

 

1

 

 

6

 

11

 

16

 

Represente 39 %

na forma de fração.

2

 

 

7

 

 

12

 

 

18

17

 

3

 

 

8

 

13

 

18

 

4

 

 

9

 

 

14

 

19

 

5

 

 

10

 

15

06

A metade de 1

pode ser

representada por 0,5?

20

 

 

 

 

 

 

“TRILHA NUMÉRICA”

Calcule:

9 + 0

 

Calcule:

O quíntuplo de 2

Que sorte!

Avance 1 casa.

Calcule:

25-15

Calcule:

2 + 6 + 9

Quanto vale?

1 + 1

Calcule:

18 : 9

Calcule:

6 x 5

Calcule:

2 x 5

Calcule:

36 : 6

Calcule:

9 + 5 - 10

calcule:

9 x 7

Você está cansado. Fique uma rodada sem jogar

 

Calcule

7 x 7

Calcule:

49 : 7

Calcule:

3 x 3 x 3

Calcule:

3 x 5

Hoje é o seu dia.

Avance 2 casas.

Calcule

      6 x 4         

 

Calcule:

O dobro de 5

Calcule:

2+ 5

Calcule:

A terça parte de 27

Calcule:

20 – 5 – 9

Calcule:

15– 9 – 6

Não tenha pressa.

Descanse uma rodada.

Calcule:

3 + 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Calcule:

 O triplo de 3

CHEGADA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

SAÍDA

        

REGRAS

  • Cada jogador lança o dado 3 vezes seguidas e soma os números sorteados. Iniciará o jogo quem conseguir a maior soma;
  • O número de casa a ser percorrido é definido pelo número sorteado no dado. Se esse número for par avança duas casas; se for ímpar, avança só uma;
  • Todos os cálculos que aparecem devem ser feitos mentalmente:
      1. Se o jogador acertar o cálculo pedido, avança uma casa. Se nessa casa houver alguma questão a ser resolvida, o jogador terá de resolvê-la corretamente para ter o direito de permanecer nela. Caso contrário volta para a casa anterior.
      2. Se o jogador errar o cálculo pedido, volta uma casa;

·        Ganha o jogo quem chegar à última casa, ou a ultrapassar essa casa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

“DOMINÓ multilicativo”

 

 

 

 

3 x 12

 

36